Projeto de preservação no AC vende créditos de carbono em Feijó, interior do Acre.

Uma área de 570 hectares da Floresta Amazônica, equivalente a 800 campos de futebol como o Maracanã, preservada no Acre. Essa foi a aquisição de crédito de carbono feita pela Petrobras. Os créditos foram adquiridos junto ao Projeto Envira Amazônia, que fica em Feijó, interior do Acre.

O mercado de carbono funciona da seguinte maneira: uma organização que emite gases paga para outra que gera créditos para neutralizá-los. Em seguida, o carbono emitido é compensado. No final, cada uma tonelada de CO² não emitida é gerado um crédito.

“Aqui na Petrobras, queremos contribuir de maneira incisiva no processo de transição energética do Brasil. A cada avanço em direção ao uso de fontes de energia limpa, à captura e armazenamento de carbono, e ao investimento em descarbonização, estamos criando um futuro em que a economia prospera em harmonia com o planeta”, explica o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.

A aquisição marca a entrada da empresa no mercado de crédito de carbono. Segundo a estatal, há previsão ainda de operações de crédito de carbono com investimentos de até US$ 120 milhões até 2027.

“Nós acreditamos no mercado de carbono como um importante instrumento no combate às mudanças climáticas e sabemos que o Brasil tem um imenso potencial para liderar esse segmento, justamente por ser um dos países com maior biodiversidade do mundo”, acrescentou.

A empresa divulgou ainda que pretende 'complementar estratégia de descarbonização, que contempla várias frentes como, por exemplo, redução de emissões nas operações, projetos de energias renováveis, biorrefino e captura e armazenamento de carbono'.

A reportagem entrou em contato com o projeto, mas um dos administradores disse que não vai se posicionar sobre a aquisição.

Marcado de carbono — Foto: Othon Felipe/Rede Amazônica

Projeto

Na página oficial do projeto, é descrito que a iniciativa foi criada para pagamentos pela conservação da floresta e serviços dos ecossistemas, conhecida como Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Projeto (REDD+)

"O Projeto Envira Amazônia deve reduzir a liberação de mais de 12,5 milhões de toneladas de emissões de dióxido de carbono, ao mesmo tempo preservar o habitat para uma extraordinária quantidade de biodiversidade e beneficiando diretamente as comunidades locais", destacam.

Além da venda de crédito de carbono, a empresa trabalha com parcerias em negócios em englobam a floresta sustentável e ecomarting.

O projeto tem ainda certificação os créditos com empresasa como a VERRA/VCS (Verifid Carbon Standard, CCBA GOLD, (The Climate, Community & Biodiversity Aliance).

"Esta certificação coloca nosso projeto inserido nos padrões internacionais exigidos principalmente por entidades ambientalistas dado que estamos buscando a preservação da floresta, retenção de carbono e o mais importante a atenção dedicada a comunidade que depende desta floresta para sobrevivência, bem como preservar a biodiversidade presente em toda a área".

fonte  g1.globo.com

Categoria:

Deixe seu Comentário